Avaliação do efeito do heme livre sobre a fibrinólise
PDF

Palavras-chave

Fibrinólise
Heme
Tempo de lise do coágulo.

Como Citar

TANI, Vanessa Miho; PAULA, Erich Vinicius de; HOUNKPE, Bidossessi Wilfried; MARTINELLI, Beatriz; MONTALVÃO, Silmara Lima. Avaliação do efeito do heme livre sobre a fibrinólise. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181328. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1328. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

A fisiopatologia do aumento do risco trombótico nas anemias hemolíticas é complexa, e recentemente, o heme livre liberado durante a hemólise intravascular passou a figurar entre os potenciais mediadores do desequilíbrio hemostático nestes pacientes. No entanto há divergências no papel do heme , ora como ativador, ora como inibidor da hipercoagulabilidade, tornando relevante a compreensão de seus efeitos sobre elementos isolados e sobre parâmetros globais da hemostasia. Pouco se sabe sobre o efeito do heme sobre o sistema fibrinolítico, que exploramos neste projeto através de um ensaio funcional de fibrinólise: o tempo de lise do coágulo (TLC). Amostras de sangue total de 10 voluntários sadios foram incubadas com heme livre antes e após a separação do plasma. Após 2 horas de incubação, observamos uma redução do potencial fibrinolítico tanto no plasma quanto no sangue total das amostras incubadas com o heme em comparação às amostras incubadas com o veículo. Estes dados sugerem que o heme possa ter um papel inibitório sobre a fibrinólise, o que poderia contribuir para o risco trombótico de pacientes com anemias hemolíticas. Estudos utilizando outras metodologias de avaliação da fibrinólise, assim como dados in vivo são importantes para confirmação destes resultados.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181328
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.