Efeito elastocalórico em nanotubos de carbono
PDF

Palavras-chave

Efeito elastocalórico
Nanotubos de carbono
Dinâmica molecular.

Como Citar

CANTUÁRIO, Tiago Enrique; FONSECA, Alexandre Fontes da. Efeito elastocalórico em nanotubos de carbono: um estudo por dinâmica molecular clássica. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181325. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1325. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O chamado efeito elastocalórico (ECE) consiste da variação de temperatura de um sistema quando sujeito a um estímulo mecânico externo. Esse estudo buscou investigar e descrever o ECE em nanotubos de carbono através de simulações atomísticas usando dinâmica molecular clássica. O potencial utilizado foi o AIREBO (Adaptative Intermolecular Reactive Empirical Bond Order) e uma força de natureza periódica foi aplicada às extremidades do nanotubo. Os resultados obtidos mostram que essas estruturas podem sofrer variações de temperatura de até 20 K quando incluímos as correções quânticas utilizadas por Lisenkov et al. [1]. Além disso, foi demonstrado que o ECE em nanotubos não depende da velocidade com que a deformação é realizada. Uma pequena diferença de amplitude no efeito entre os principais tipos de nanotubo, zigzag e armchair, foi observada.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181325
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.