Universos na palma da mão
PDF

Palavras-chave

Arrigo Barnabé
Análise musical
Composição.

Como Citar

PESSANHA, Thales Roel Pacobahyba; GARCIA, Denise Hortencia Lopes. Universos na palma da mão: a união do erudito contemporâneo e popular brasileiro presentes nas obras de Arrigo Barnabé. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181308. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1308. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

A referente pesquisa tem como objetivo geral a observação dos elementos de música erudita contemporânea implementados por Arrigo Barnabé em sua obra que compõe o repertório de música popular brasileira. Para isso estão sendo analisadas duas obras que correspondem a fases distintas da carreira do compositor. A primeira refere-se ao seu álbum de estreia Clara Crocodilo (1982) chamada “Sabor de Veneno”. Nela está se observando os elementos chave que Arrigo utilizou para quebrar os padrões até então vigentes em nossa MPB, além de observar aqueles dos quais ele não abriu mão, para que tal música não se descaracterizasse. Já a segunda está inserida em seu quarto álbum, Gigante Negão (1994), e chama-se “Tumulto”. Nessa música observar-se se houve alguma inserção, regressão ou estagnação dos elementos contemporâneos e seriais utilizados e aproveitados por Arrigo Barnabé em seu álbum de estreia, além de analisar se há novas técnicas composicionais ou novos recursos timbrísticos.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181308
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.