Antígeno NS1 para diagnóstico de dengue e as potenciais correlações com a dengue complicada
PDF

Palavras-chave

Antígeno NS1
Dengue
Diagnóstico.

Como Citar

MOREIRA, Telma Maria; AOKI, Francisco Hideo; PAULA, David Cirigussi Rodrigues de. Antígeno NS1 para diagnóstico de dengue e as potenciais correlações com a dengue complicada. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181290. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1290. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Introdução - A dengue é uma arbovirose febril aguda, constante problema de preocupação de saúde pública, causada por quatros sorotipos virais diferentes: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4, todos pertencentes ao gênero Flavivirus e transmitida por mosquitos do gênero Aedes. A infecção por qualquer desses sorotipos sendo sintomática resulta em dengue leve, ou formas complicadas ou mais graves da doença, como febre hemorrágica da dengue (FHD) ou síndrome do choque da dengue (SSD). Atualmente, cinco testes sorológicos são utilizados para diagnóstico de dengue, no entanto, não se mostram tão eficazes já que ou são pouco sensíveis, demorados ou carecem de laboratório especializado com métodos dispendiosos e profissionais bem treinados. Nesse sentido, o antígeno NS1, glicoproteína não estrutural produzidas por todos os sorotipos virais, tem sido estudado como alternativa no diagnóstico da dengue, uma vez que é capaz de estimular forte resposta humoral, é detectável do primeiro ao nono dia após o início dos sintomas da dengue, ademais são maiores em casos de dengue grave. Objetivo - Esse trabalho tem como objetivo correlacionar resultados sorológicos de NS1 e/ou IgM e IgG para diagnóstico de dengue e correlacioná-los com formas graves da dengue. Metodologia - Para isso serão comparados dados clínicos coletados das fichas de notificação compulsória com os resultados sorológicos dos exames realizados pelo LPAIDS / HC UNICAMP.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181290
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.