Fachadas verdes
PDF

Palavras-chave

Conforto térmico
Fachadas verdes
Simulação computacional.

Como Citar

MASCIA, Tais Amador; LABAKI, Lucila Chebel. Fachadas verdes: vegetação como conforto térmico no espaço construído. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181269. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1269. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

A fachada é um elemento muito importante no edifício, fazendo a ligação entre o interior e o exterior, permitindo a entrada de iluminação, de ventilação e de calor. Partindo deste ponto, a vegetação é uma boa solução para o controle da radiação solar e, com isso, diminuir o custo de refrigeração dos ambientes internos de uma edificação. Como proposta de projeto de pesquisa, a estratégia passiva escolhida para estudo são as fachadas verdes, em paredes. Por meio de simulações computacionais, foi demonstrada a eficiência dessa alternativa bioclimática de caráter passivo, a qual poderá auxiliar no controle térmico e trazer o uso da vegetação para os meios construídos.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181269
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.