Geoquímica elementar de granitoides foliados do domínio Peixoto de Azevedo, da província Tapajós-Parima, sudoeste do cráton Amazônico
PDF

Palavras-chave

Domínio Peixoto de Azevedo
Granitoides foliados
Geoquímica.

Como Citar

ALMEIDA, Taina Nogueira de; MESQUITA, Maria Jose Maluf de; MOREIRA, Igor Camargo. Geoquímica elementar de granitoides foliados do domínio Peixoto de Azevedo, da província Tapajós-Parima, sudoeste do cráton Amazônico. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181266. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1266. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

A pesquisa consiste no estudo do grupo de granitoides de idades mais antigas (2,04 a 1,98 Ga) do domínio Peixoto de Azevedo no sudoeste do cráton Amazonas, que hospedam mineralizações de Au-Cu. Foram realizadas análises de elementos traço por ICP-MS em 9 amostras das unidades granitóides Gringo, granodiorito Naiuram, leucogranito Braço Norte e Hornblenda quartzo-diorito. Assinatura semelhante à de suítes TTG arqueanas, com anomalia positiva de Eu é encontrada em uma das fácies dos granitoides Gringo. O Hornblenda quartzo-diorito e granodiorito Naiuram têm alto conteúdo de Sr e Ba e baixo Rb, semelhante a granitoides da série shoshonítica. Concentrações baixas de Nb e Ti das amostras apontam para magmas característicos de arco magmático.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181266
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.