Estudo do impacto de air gaps nas propriedades elétricas das interconexões de circuitos integrados
PDF

Palavras-chave

Interconexões
Circuito integrado
Air-gap.

Como Citar

EWALD, Taffarel Cunha; ORIO, Roberto Lacerda de. Estudo do impacto de air gaps nas propriedades elétricas das interconexões de circuitos integrados. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181264. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1264. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Seguindo a contínua miniaturização dos transistores em circuitos integrados, visando sempre o aumento da velocidade de operação, as interconexões metálicas dos CIs também sofrem uma redução contínua em suas dimensões, chegando a ser da ordem de algumas dezenas de nm.
Como consequência desta redução, aumentam-se os tempos de propagação dos sinais pelas linhas das interconexões, o que de forma geral limita a frequência de operação dos CIs. Para garantir o desempenho adequado dos próximos nós tecnológicos, abaixo e 22 nm, é necessária a redução das capacitâncias parasitas da estrutura de interconexões. Para isso, uma estratégia pode ser utilizada: a introdução de regiões vazias, denominadas air gaps.
A integração de estruturas com air gaps é assunto de intensa pesquisa mundialmente, a qual visa avaliar o impacto de diferentes formas de integração, nas propriedades elétricas das interconexões e no desempenho do circuito integrado, através do estudo das estruturas conhecidas atualmente e da utilização de simulações para caracterização elétrica das linhas metálicas do circuito integrado.
O objetivo principal do projeto de pesquisa é analisar como a integração das estruturas chamadas air gaps afeta as propriedades elétricas das interconexões dos CIs.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181264
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.