Análise exergética de colunas de destilação com correntes paralelas
PDF

Palavras-chave

Paradestilação
Metadestilação
Exergia.

Como Citar

ROMANO, Ana Laura Ramos; MEIRELLES, Antonio Jose de Almeida; BIASI, Lílian Caroline Kramer. Análise exergética de colunas de destilação com correntes paralelas. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2018. DOI: 10.20396/revpibic262018126. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/126. Acesso em: 23 abr. 2024.

Resumo

Para- e metadestilação são propostas de mudanças na conformação de uma coluna de destilação, visando o aumento da eficiência energética e redução de custos. Na paradestilação, o vapor é dividido em duas correntes paralelas, de forma que o líquido, passando por todos os estágios, entre em contato com cada fração de vapor alternadamente. De forma análoga, na metadestilação a divisão ocorre na fase líquida. Nestes dois métodos, a coluna necessita de uma menor área de contato líquido-vapor, resultando em colunas de menores alturas e quedas de pressão. A análise exergética é usada neste trabalho para avaliar, comparativamente, a eficiência termodinâmica dessas colunas, e estudar o efeito da condição térmica da alimentação. O estudo foi realizado com mistura binária etanol-metanol, a partir de simulações feitas em MatLab®, pela adaptação do algoritmo proposto por Naphtali &Sandholm.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018126
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.