Influe?ncia do consumo, a curto prazo, de diferentes fontes de a?cidos graxos sobre para?metros metabo?licos e de adiposidade de camundongos
PDF

Palavras-chave

Dieta hiperlipídica
Ômega-3
Tecido adiposo visceral.

Como Citar

NAKANDAKARI, Susana Castelo Branco Ramos; CINTRA, Dennys Esper Correa. Influe?ncia do consumo, a curto prazo, de diferentes fontes de a?cidos graxos sobre para?metros metabo?licos e de adiposidade de camundongos. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181259. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1259. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O consumo de alimentos ultraprocessados é crescente, como a prevalência de sobrepeso e obesidade mundial. Porém, a curto prazo, o impacto de gorduras saturadas e ?3 é pouco explorado no contexto metabólico. Objetivo: Avaliar a influência de 3 dias de consumo de gorduras saturadss e poli-insaturadas sobre parâmetros metabólicos e de adiposidade no tecido adiposo. Métodos: C57BL/6J foram expostos a 3 dias de consumo de diferentes dietas: dieta controle (CTL), dieta hiperlipídica (OB) e dieta hiperlipídica com óleo de linhaça (OB+?3). Avaliou-se o perfil de ácidos graxos, o consumo alimentar, a massa corporal, a glicemia de jejum, parâmetros histológicos e a bioacessibilidade dos ácidos graxos dietéticos, através da espectrometria de massas. Resultados: O grupo OB apresentou maior consumo alimentar, massa corporal e glicemia de jejum comparado ao CTL. Entretanto, no 3º dia, o ?3 na dieta rica em gordura foi capaz de conter a elevação do consumo alimentar e da glicemia de jejum, mas não da massa corporal total e adiposa. Houve maior incorporação de gordura saturada nos tecidos adiposos viscerais do grupo OB, comparados aos grupos CTL e OB+?3. De forma semelhante, houve maior incorporação de ácidos graxos ?3 no grupo OB+?3, comparado ao grupo OB. Isso interferiu na razão ?6:?3, tornando-a mais próxima dos valores de referências. Conclusão: O consumo a curto prazo de OB altera negativamente parâmetros metabólicos e ?3 é capaz de proteger, mas não contra a adiposidade.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181259
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.