Vantagens e utilização de levantamentos topográficos realizados no sistema topográfico local para a engenharia civil
PDF

Palavras-chave

Topografica
Cadastro
Plano topográfico local.

Como Citar

MEDEIROS, Stephanie Caroline P. C. de; COSTA, Diogenes Cortijo. Vantagens e utilização de levantamentos topográficos realizados no sistema topográfico local para a engenharia civil. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181256. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1256. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Em trabalhos geodésicos com o intuito de implementar projetos de engenharia, o sistema no Plano Topográfico Local permite trabalhar com a maior facilidade e exatidão nos cálculos. Entretanto, a intensa utilização da Geodésia Espacial favoreceu a utilização dos Sistemas de Projeção Transversa de Mercator, como a projeção UTM, que conduz à distorções incompatíveis com a exatidão requerida em diversos trabalhos de engenharia. Essa pesquisa possui o intuito de comprovar as vantagens da utilização do PTL, em detrimento dos demais sistemas. De forma a comprovar as vantagens na utilização do mesmo, foram feitas entrevistas com especialistas no assunto abordado, além de um levantamento topográfico em uma poligonal fechada, comparando-se as distâncias obtidas em PTL e UTM entre si.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181256
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.