A palavra no vídeo
PDF

Palavras-chave

Videoarte
Poesia visual
Arnaldo Antunes.

Como Citar

PRETO, Sinuhe Laurenti; SOBRINHO, Gilberto Alexandre. A palavra no vídeo: nome e as relações entre a poesia visual e a videoarte. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181253. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1253. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho consiste no estudo do campo da videoarte, sob o aspecto das experimentações videográficas que dialogam com a poesia visual, especificamente, com o projeto musical, literário e audiovisual Nome (1993), de Arnaldo Antunes. Trata-se de uma obra em que o autor tensiona sobre os limites da visualidade da poesia, com a utilização da sonoridade e das imagens em movimento do vídeo. Na pesquisa, foram consideradas as questões da tradução intersemiótica entre os meios utilizados, o hibridismo entre poesia visual, sonora e concreta, a origem e permanência do poema intermídia e a transposição do conceito joyceano verbivocovisual ao vídeo: todos como entendimentos acerca do potencial imagético da palavra.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181253
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.