Avanços e retrocessos da participação feminina nas organizações partidárias brasileiras
PDF

Palavras-chave

Organização partidária
Partidos políticos
Representação feminina.

Como Citar

BORÓ, Simone; FREITAS, Andrea Marcondes de. Avanços e retrocessos da participação feminina nas organizações partidárias brasileiras. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181252. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1252. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

Esse projeto investiga a composição feminina nos partidos políticos brasileiros e como esta organização reflete na baixa obtenção de cargos eletivos pelas mulheres. Para tanto, analisaremos no âmbito estadual as 35 agremiações partidárias registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a fim de verificarmos, em níveis quantitativos, a estruturação organizativa dos partidos políticos e como sua configuração implica na participação feminina nos cargos eletivos, pois apesar de representarem mais da metade da população brasileira, as mulheres possuem participação minoritária nesta esfera. Dessa maneira, para o aprofundamento da análise, buscaremos demonstrar se essa diminuta participação eleitoral feminina corresponde a uma implicação direta das configurações partidárias vigentes no país

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181252
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.