Aproveitamento de resíduos da agroindústria do frango para produção simultânea de enzimas hidrolíticas de interesse para a indústria de alimentos e nutrição animal.
PDF

Palavras-chave

Aspergillus niger
Fermentação semissólida
Enzimas hidrolíticas.

Como Citar

SOUZA, Ana Karoliny Santos de; CASTRO, Ruann Janser Soares de. Aproveitamento de resíduos da agroindústria do frango para produção simultânea de enzimas hidrolíticas de interesse para a indústria de alimentos e nutrição animal. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2018. DOI: 10.20396/revpibic262018124. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/124. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

O presente trabalho visou estudar a produção simultânea de enzimas hidrolíticas por Aspergillus niger utilizando farinha de penas de frango como substrato em cultivo semissólido. A avaliação dos efeitos de parâmetros de cultivo do micro-organismo na produção das enzimas protease, lipase e fitase foi realizada empregando-se a técnica de planejamento experimental. Os resultados obtidos mostraram que a condução do processo fermentativo utilizando umidade inicial do meio de cultivo de 50%, temperatura de incubação de 30°C e suplementação da farinha de penas de frango com farelo de trigo na concentração de 15%, resultou nas maiores produções de protease e lipase após 48h e valores satisfatórios de atividade de fitase após 72h de fermentação, sendo estas as condições de cultivo selecionadas para a produção simultânea das três enzimas.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018124
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.