Integração de smartphone e programação em blocos para robótica educacional
PDF

Palavras-chave

Robótica educacional
Smartphone
Programação em blocos.

Como Citar

FRAGA, Samuel Cardoso Zampolli; D’ABREU, Joao Vilhete Viegas. Integração de smartphone e programação em blocos para robótica educacional. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181238. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1238. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O projeto trata do desenvolvimento de uma plataforma de robótica educacional que une um dispositivo robótico de aplicação versátil, a programação em blocos para o ensino de computação em diferentes níveis, e o uso do smartphone como um recurso para promover o engajamento dos alunos. O dispositivo robótico é um módulo que incorpora uma placa de controle Arduino, uma placa de comunicação bluetooth e conectores externos. A comunicação bluetooth realiza a integração com o smartphone e permite que o módulo seja controlado remotamente através de botões e sensores do aparelho. A programação da placa de controle é feita no formato de blocos de encaixar, utilizando um software livre e adaptado para que a conexão entre o módulo e o smartphone seja estabelecida de forma simples e direta, e sejam habilitadas as funções de controle remoto. O projeto é desenvolvido no NIED - Núcleo de Informática Aplicada à Educação.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181238
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.