Remoção da toxicidade do efluente da degradação de formol em sistema combinado anaeróbio-aeróbio utilizando teste de toxicidade
PDF

Palavras-chave

Fenol
Daphinia similis
Toxicidade.

Como Citar

FERREIRA, Samara Victor; NOUR, Edson Aparecido Abdul; CANDELLO, Fernando Pena. Remoção da toxicidade do efluente da degradação de formol em sistema combinado anaeróbio-aeróbio utilizando teste de toxicidade. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181237. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1237. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Esta pesquisa visa avaliar o resíduo final gerado por um reator combinado tratando esgoto sanitário contendo fenol por meio de ensaios. O sistema consiste na degradação de elevadas concentrações de fenol utilizando esgoto sanitário como co-substrato, em sistema combinado anaeróbio-aeróbio, constituído de filtro anaeróbio (FA) seguido de biofiltro aerado submerso (BAS) e decantador secundário (DS), operado de forma a alcançar a concentração limite para inibição da biomassa anaeróbia, e posterior adoção da recirculação interna do efluente tratado para alcançar a reversão da inibição desta biomassa. Desta forma, foi desenvolvido um sistema compacto de alta taxa para a degradação de compostos tóxicos como o fenol, aplicando a recirculação interna do efluente tratado como solução para amenizar seus efeitos tóxicos sobre a biomassa anaeróbia, de forma a produzir um efluente com qualidade suficiente para ser lançado em corpos d’água, ou seja, que atinja os padrões de lançamento da legislação vigente. A qualidade do efluente final para avaliação do impacto ambiental será por meio de testes de toxicidade, utilizando a espécie Daphnia similis.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181237
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.