Análise da estatura final em meninas com puberdade precoce central tratada com análogo de GNRH
PDF

Palavras-chave

`Puberdade precoce
GNRHa
Estatura final.

Como Citar

SANCHEZ, Sabrina Vieira; GOMES, Daniela Angerame Yela. Análise da estatura final em meninas com puberdade precoce central tratada com análogo de GNRH. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181235. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1235. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

A Puberdade Precoce Central Idiopática é a forma mais frequente de puberdade precoce em meninas, resultando em baixa estatura na vida adulta, sendo atualmente tratada com análogo de GNRH. Assim, fez-se um estudo retrospectivo, analisando o ganho de estatura de 53 meninas com tal diagnóstico e que utilizaram deste tratamento no Ambulatório de Ginecologia Endócrina do departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, utilizando o teste de Wilcoxon para amostras relacionadas, e o programa SAS versão 9.2. Verificou-se diferença significativa entre as avaliações inicial e final para altura, idade óssea, FSH e LH das pacientes em questão, concluindo a eficácia do tratamento.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181235
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.