Biobanco de placenta em centro terciário de atenção à saúde da mulher
PDF

Palavras-chave

Placenta
Biobanco
Zikv
Pré-eclâmpsia.

Como Citar

JAPECANGA, Rodolfo Rosa; NASCIMENTO, Maria Laura Costa do; GUIDA, Jose Paulo Siqueira. Biobanco de placenta em centro terciário de atenção à saúde da mulher: necessidade em tempos de arboviroses e fundamental para avanços científicos e pesquisa translacional. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181220. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1220. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O armazenamento de tecido placentário, com coleta sistemática, poderá ampliar a possibilidade de pesquisa translacional na área. Uma complicação que tem chamado a atenção mundialmente é a epidemia por zika vírus (ZIKV) e associação com microcefalia e malformações fetais. Ainda não se sabe os mecanismos de transmissão transplacentária e a coleta destas placentas é uma necessidade, para colaborar com a investigação clínica e diagnóstico de casos suspeitos e também, para possibilitar estudos visando a compreensão da fisiopatologia da doença. Outra prioridade em obstetrícia, com papel central da placenta e etiologia ainda pouco esclarecida é a Pré-eclâmpsia, doença que acomete até 10% de todas as gestações, sendo uma das principais causas de morbidade e mortalidade materna no Brasil. Para possibilitar a investigação da fisiopatologia destas condições e futuramente de demais doenças, a criação de um biobanco de placenta no CAISM representa um passo importante.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181220
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.