Uso de monoterpenos na modificação do perfil de cristalização de óleos e gorduras alimentícias
PDF

Palavras-chave

Óleo essencial
Chocolate
Equilíbrio sólido-líquido.

Como Citar

PRINZIO, Renata Costa di; MAXIMO, Guilherme Jose. Uso de monoterpenos na modificação do perfil de cristalização de óleos e gorduras alimentícias. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181206. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1206. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

Esse trabalho avalia como monoterpenos, presentes em óleos essenciais, podem modificar a estrutura cristalina dos triacilgliceróis, constituintes dos óleos e gorduras. Essa modificação pode alterar o perfil de cristalização dessas gorduras, como a manteiga de cacau, gordura de palma ou óleo de coco, por exemplo, propondo novas técnicas para formulação de produtos com perfis de qualidade desejados. Neste trabalho tal fenômeno foi avaliado no contexto da mitigação de um clássico problema tecnológico durante a fabricação e armazenamento de chocolates: o fat bloom.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181206
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.