A filogênese da consciência moral em Sigmund Freud
PDF

Palavras-chave

Culpa
Consciência moral
Filogênese.

Como Citar

LIMA, Reginaldo Antonio Cardoso de; PEREZ, Daniel Omar. A filogênese da consciência moral em Sigmund Freud. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181200. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1200. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O objetivo da presente pesquisa é investigar o estatuto do mito do parricídio originário, dada a sua centralidade na filogênese freudiana da consciência moral, isto é, como o mito do parricídio originário pode incidir na estrutura real psíquica do sujeito. Para atingir tal objetivo, propomo-nos reconstruir os argumentos freudianos da história filogenética da moral em Totem e Tabu (1913) e, em seguida, compreender e investigar o estatuto dessa filogênese que parte de um mito, ou seja, determinar seus alcances e limites como mito fundador da moral. Assim, acreditamos que com esse percurso poderíamos responder a pergunta inicial pelo estatuto do mito do parricídio na horda primeva como condição de possibilidade da gênese da consciência moral na espécie humana.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181200
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.