Teor de clorofila em mudas de cana-de-açúcar cultivadas em estufas com fertirrigação subsuperficial através do processamento de imagens espectrais
PDF

Palavras-chave

Análise espectral
Mudas pré-brotadas
Absorbância.

Como Citar

BONAMIGO, Ana Flávia Carrara; MEDEROS, Barbara Janet Teruel; OLIVEROS, Nelson Felipe. Teor de clorofila em mudas de cana-de-açúcar cultivadas em estufas com fertirrigação subsuperficial através do processamento de imagens espectrais. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2018. DOI: 10.20396/revpibic262018120. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/120. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Uma das técnicas que vem sendo adotadas para aumentar a produtividade da cana-de-açúcar no Brasil, é o sistema de mudas pré-brotadas, cultivadas em ambientes protegidos. Busca-se que as mudas atinjam o desenvolvimento fisiológico, e, um dos parâmetros através do qual isto pode ser avaliado é o teor de clorofila. Este trabalho teve como objetivo relacionar a resposta obtida através de imagens tricromáticas e espectrais, com o teor de clorofila. As imagens obtidas de folhas previamente selecionadas, foram processadas com o uso de algoritmos computacionais e validado o método com análises de laboratório. Constatou-se que a resposta em absorbância e em comprimentos de onda específicos (470, 490 e 500 nm), atingiram correlação de 0,70 com o teor de clorofila. O resultado indica a possibilidade de implementar a modelagem multivariada com base nas respostas espectrais, em substituição aos testes destrutivos.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018120
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.