Caracterização de argamassas de revestimento com agregado reciclado (cinza)
PDF

Palavras-chave

Agregado reciclado
Argamassa de revestimento
RCC.

Como Citar

PINTO, Rebeca Mochnacs; FONTANINI, Patricia Stella Pucharelli. Caracterização de argamassas de revestimento com agregado reciclado (cinza). Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181197. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1197. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O presente projeto tem como objetivo atingir novos resultados em relação ao uso de agregado miúdo reciclado cinza (proveniente da britagem de resíduos de concreto e argamassa) em argamassas de revestimento, definindo para estas limites de substituição do agregado miúdo natural pelo reciclado, de maneira que as propriedades da argamassa de revestimento não sejam afetadas. Desta forma, inicialmente foram avaliadas, considerando as normas técnicas vigentes, as propriedades do agregado miúdo reciclado, o qual foi obtido na usina de reciclagem de Campinas. Posteriormente, no Laboratório de Materiais da FEC - UNICAMP, produziu-se as argamassas mistas de revestimento, nas proporções usuais 1:1:6 e 1:2:9, com as quantidades de agregado miúdo reciclado nas proporções de 15%, 20% e 25% (em massa), as quais tiveram suas características físicas e mecânicas determinadas, verificando o atendimento a NBR 13281:2005 - Argamassa para Assentamento e Revestimento de Paredes e Tetos - Requisitos.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181197
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.