Etnicidade e ressonâncias patrimoniais nas identidades indígenas do centro-oeste paulista
PDF

Palavras-chave

Etnoarqueologia
Patrimônio
Etnicidade.

Como Citar

OKANO, Kaetê Spessotto; POUGET, Frederic Mario Caires. Etnicidade e ressonâncias patrimoniais nas identidades indígenas do centro-oeste paulista. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181192. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1192. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

Propõe-se investigar as possíveis relações entre ressonâncias patrimoniais e pertencimento étnico, relativos à cultura material arqueológica, com populações indígenas do centro-oeste paulista. O trabalho de campo foi realizado em eventos públicos, sobretudo no museu Índia Vanuíre (MIV), em Tupã, que tem promovido, em conjunto ao Museu de Arqueologia e Etnologia da USP (MAE-USP), um estreitamento entre entidades museológicas e povos indígenas, trabalhando em conjunto às comunidades Guaranis, Terenas, Krenaks e Kaingangs da região de Avaí, Tupã e Arco-Íris. A partir de depoimentos proferidos nos eventos, a pesquisa explora se e em que medida a parceria entre museus e indígenas reverbera na vivência de temporalidade, memória e transmissão destes: o discurso arqueológico é incorporado às narrativas, à luta de terras e à defesa de suas identidades? De forma simétrica, também se propõe o questionamento: a reverberação é unilateral, ou os museus também se permitem reformular suas práticas a partir do encontro com outras epistemologias?

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181192
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.