Complexos de platina
PDF

Palavras-chave

Derivados da cisplatina
Complexos de platina
Agentes anticancer.

Como Citar

CARDOSO, Raquel Soares; ABBEHAUSEN, Camilla; TELES, Catherine Morais. Complexos de platina: síntese e investigação biológica para possível agente anticancer. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181191. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1191. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Neste trabalho são descritas a síntese, caracterização e estudos de reatividade para um complexo inédito de platina, o [PtCl(Bis-(metilpiridina)glicina)] (Pt NNO), como candidato para agente antitumoral. Testes de fluorescência com albumina evidenciaram que este composto interage de forma eficiente com esta proteína (Kb= 5,99 x e^5 L.mol^-1) o que possibilitaria o transporte do complexo pelo sangue. Os estudos preliminares de interação com o DNA mostraram ligação do complexo com esse alvo e de citotoxicidade mostrou uma atividade promissora para linhagens de glioma emelanoma, mostrando-se mais seletivo e específico do que o quimioterápico padrão de referência para estas linhagens.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181191
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.