Triagem na área de fonoaudiologia em centro de saúde no município de Campinas
PDF

Palavras-chave

Fonoaudiologia
Saúde coletiva
Triagem fonoaudiológica.

Como Citar

TORRES, Raquel Ramos; MALDONADE, Irani Rodrigues. Triagem na área de fonoaudiologia em centro de saúde no município de Campinas. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181190. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1190. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O município de Campinas conta com estágios das Universidades (Unicamp e PUCC), em que os estudantes de graduação realizam ações na atenção básica, supervisionados pelos docentes. Além disso, conta com o Matriciamento, proposta que visa oferecer dinâmica ao fluxo em fonoaudiologia. Entretanto, observa-se que muitos encaminhamentos ficam parados nos Centros de Saúde, formando longas filas de esperas, sem que as demandas dos usuários sejam resolvidas. A pesquisa teve como objetivo triar os casos da fila de espera do Centro de Saúde Padre Anchieta. Contudo, após o levantamento de 48 indivíduos, com tempo de espera médio de 20 meses, apenas 53,3% compareceram à triagem agendada, sendo esses em sua maioria (62,5%) crianças do gênero masculino. Após a triagem, 74% dos casos foram encaminhados para outros serviços da área da saúde, implicando que a realização da triagem em unidade de saúde, que é considerada como porta de entrada do sistema, mostrou-se eficaz para contribuir na resultabilidade dos casos. Vale destacar o alto número de faltas (44,7%), o que pode estar diretamente relacionado com a demora para o primeiro atendimento.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181190
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.