Modulação das respostas inflamatórias de células intestinais humanas por extrato de folha de Passiflora edulis
PDF

Palavras-chave

Doença inflamatória intestinal
Potencial anti-inflamatório
Passiflara edulis.

Como Citar

MAGALHÃES, Ana Elisa Ramos; MACEDO, Juliana Alves; CARMO, Mônica Cristina Lopes de. Modulação das respostas inflamatórias de células intestinais humanas por extrato de folha de Passiflora edulis. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2018. DOI: 10.20396/revpibic262018118. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/118. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Atualmente o tratamento das Doenças Inflamatórias Intestinais (DII) envolve uso de fármacos que geram graves efeitos colaterais. O presente estudo avalia um tratamento alternativo, em que os antioxidantes presentes no extrato da folha de Passiflora edulis têm papel chave no controle do processo inflamatório. Foi desenvolvido um sistema in vitro, que mimetiza uma DII, de uma co-cultura de células epiteliais Caco-2, que representam a monocamada de células do epitélio intestinal e macrófagos RAW 264.7, que simulam o sistema imune de defesa. Uma monocamada íntegra gera uma resistência elétrica transepitelial (TER), cujo valor é usado para controle da uniformidade da monocamada e de junções intercelulares. Após estarem aptas para análise, as células receberam tratamentos pró-inflamatórios, que levaram à redução da TER. Com adição do extrato, observou-se a recuperação da integridade da monocamada. Os resultados apontam que o extrato possui potencial terapêutico, contribui na recuperação da integridade das células e reduz os estímulos inflamatórios.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018118
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.