Conservação de pães sem glúten
PDF

Palavras-chave

Monoglicerídeo
Goma guar
Goma xantana.

Como Citar

CARVALHO, Rafaella Bastos Vasconcelos de; STEEL, Caroline Joy; SILVA, Gisela Benatti. Conservação de pães sem glúten: efeitos de aditivos. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181176. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1176. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O objetivo do trabalho foi de estudar o efeito de aditivos, que segundo a literatura, atuam no retardo do envelhecimento dos pães, melhorando a sua conservação do ponto de vista tecnológico e sensorial, e permitindo estender a sua vida de-prateleira. Para a fabricação dos pães, foi utilizada uma formulação à base de farinha de arroz, fécula de mandioca modificada e albumina acidificada e desidratada. Estudou-se duas concentrações diferentes de cada aditivo (emulsificante mono e diglicerídeos e hidrocoloides goma guar:goma xantana) e comparou-se a uma formulação controle. Foram realizadas análises de qualidade dos pães durante a estocagem (nos dias 1, 3, 5, 10 e 15). Dentre os ingredientes utilizados verifica-se que em maior dosagem de monoglicerídeos ocasionou em pães com menor volume específico e com maior firmeza. As menores firmezas foram verificadas nos pães com a mistura de gomas.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181176
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.