Caracterização farmacoepidemiológica de pacientes com carcinoma hepatocelular em uso do antineoplásico oral sorafenibe
PDF

Palavras-chave

Carcinoma hepatocelular
Antineoplásicos orais
Farmacoterapia do câncer.

Como Citar

SOUZA, Rafael Nogueira de; MORIEL, Patricia; DUARTE, Natalia da Costa; FERRARI, Graziele Baldani; AMARAL, Lais Sampaio; LIMA, Carmem Silva Passos. Caracterização farmacoepidemiológica de pacientes com carcinoma hepatocelular em uso do antineoplásico oral sorafenibe: reações adversas, adesão ao tratamento e qualidade de vida. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181168. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1168. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

O Carcinoma hepatocelular (CHC) é o sexto tipo de câncer mais comum no mundo e considerado a terceira maior causa de mortalidade por câncer. Ao atingir estágios mais avançados da doença, os pacientes não são mais elegíveis para cirurgia, e a administração do antineoplásico oral sorafenibe é o único protocolo adotado como tratamento de primeira linha. O sorafenibe pode causar sérios efeitos adversos que podem comprometer a qualidade de vida do paciente e a adesão à terapia. Um fator essencial a ser considerado para a eficácia terapêutica é em relação à adesão ao antineoplásico oral. Para atingirmos este objetivo, foi realizado um estudo longitudinal e observacional conduzido no Hospital de Clínicas/UNICAMP com pacientes em uso de sorafenibe. Até o presente momento, 18 pacientes foram incluídos e caracterizados de acordo com a idade, gênero, reações adversas e qualidade de vida.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181168
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.