Terceirização e divisão sexual do trabalho
PDF

Palavras-chave

Terceirização
Divisão sexual do trabalho
Restaurantes universitários.

Como Citar

GURGEL, Quezia Zinete Silva; CASTRO, Barbara Geraldo de. Terceirização e divisão sexual do trabalho: estudo de caso dos restaurantes universitários da Unicamp. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181155. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1155. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

O principal objetivo desta pesquisa é analisar a imbricação entre terceirização e divisão sexual do trabalho no contexto específico dos Restaurantes Universitários da Unicamp. No primeiro ano de pesquisa, os resultados apontaram para uma divisão de funções bem marcada por gênero, além de um quadro de invisibilização das funcionárias e funcionários do RU central. A cozinha mostrou-se como uma "zona de fronteira", por haver tanto homens quanto mulheres. A despeito disso, a presença de ambos sexos neste espaço não significa que há uma igualdade na realização do trabalho, mas sim formas mais sofisticadas de distinção. Para entender as nuances da (re)produção da desigualdade de gênero, assim como a (re)organização do trabalho nos RU's, procurei neste segundo ano da pesquisa analisar os dados relativos à Funcamp enquanto empresa entreposta, unindo isto aos debates teóricos da área de sociologia do trabalho e gênero.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181155
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.