Preparação e caracterização de precursores de sistemas magnéticos moleculares a partir de um ligante derivado carboxílico de oxima fenólica
PDF

Palavras-chave

Compostos de coordenação
Oximas fenólicas
Magnetismo molecular.

Como Citar

SANTUCCI, Pedro Martins; BARROS, Wdeson Pereira. Preparação e caracterização de precursores de sistemas magnéticos moleculares a partir de um ligante derivado carboxílico de oxima fenólica. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181145. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1145. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

Este projeto consiste na preparação de sistemas moleculares a partir de íons cobre (ll) e associados a ligantes do tipo oximato. Até o presente momento o projeto contemplou a síntese e caracterização do ligante 3-formil-4-hidroxilbenzóico (fhbo) e de seu complexo com Cu(II). A recristalização do complexo a partir do resfriamento lento da solução em etanol não promoveu a formação de cristais adequados para estudos de difração de raios X por monocristal. Entretando, ao empregar o método de difusão líquido-líquido, usando DMSO e metanol, foi obtido um sólido cristalino, como evidenciado pelas medidas de difração de raios X por policristais. Dessa forma serão feitas otimizações desta técnica a fim de obter cristais adequados para estudos estruturais. A partir disso e de futuros estudos das propriedades magnéticas será possível fazer correlações magnetoestruturais para este sistema.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181145
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.