Direito de patronato entre a manutenção e a revogação da liberdade
PDF

Palavras-chave

Alforrias
Direito do patronato
Diáspora africana.

Como Citar

SPERI, Pedro Henrique Gerico; RODRIGUES, Aldair Carlos. Direito de patronato entre a manutenção e a revogação da liberdade. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181137. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1137. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Partindo da leitura de centenas de cartas de alforria e amparando-se em bibliografia pertinente, o projeto buscou compreender um elemento presente na sociedade brasileira colonial escravista: o direito do patronato, enfocando suas expressões não apenas na obtenção da liberdade, mas também nas disputas por sua manutenção e revogação. O enfoque dado foi sobre a atual cidade de Mariana (MG) no segundo quartel do século XVIII, período em que o contingente de escravizados da chamada Costa da Mina e de seus descendentes já era expressiva, sendo que este grupo foi o que predominou entre os sujeitos que obtiveram alforria.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181137
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.