Um estudo sobre as possíveis conexões entre etnomatemática e educação menor
PDF

Palavras-chave

Filosofia da diferença
Educação menor
Etnomatemática.

Como Citar

NEVES, Pedro H. Cardoso; MONTEIRO, Alexandrina. Um estudo sobre as possíveis conexões entre etnomatemática e educação menor. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181133. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1133. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

Nesta pesquisa promovemos problematizar e discutir as possíveis conexões entre os campos da Etnomatemática e a Educação Menor e suas praticas pedagógicas, afim de construir um território particular de ferramentas, praticas culturais e agenciamentos se apoiando na filosofia da diferença, para contextualizar uma pratica cultural voltada para a matemática escolar. As perguntas que norteiam o trabalho seria: De que modo as propostas centradas nas práticas culturais, como a Etnomatemática, se aproximam de alguma questões da filosofia da diferença no processo de produção de saberes? E que efeitos essas aproximações podem provocar no contexto da escolarização? Desta forma o trabalho é dividido em quatro etapas metodologicamente, na primeira discutimos sobre o ensino da matemática e a matemática menor, na segunda abordamos questões curriculares e as características do modelo arbóreo, na terceira apresentamos a proposta rizomática na Etnomatemática e por fim, analisamos considerações do texto para o território da Educação Matemática.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181133
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.