Terapia larval
PDF

Palavras-chave

Bioterapia
Tratamento alternativo
Moscas terapêuticas.

Como Citar

GALERIANI, Ana Cláudia Beneton; THYSSEN, Patricia Jacqueline; BASSI, Maria Clara. Terapia larval: uma revisão sistemática sobre o seu estado da arte no mundo e no Brasil. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2018. DOI: 10.20396/revpibic262018113. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/113. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

A terapia larval (TL), um tipo de bioterapia, é um método que faz uso de larvas de moscas vivas e desinfectadas visando, sobretudo, a reparação tecidual de feridas tegumentares. Essa abordagem terapêutica tem sido utilizada atualmente em mais de 20 países e apenas em três na América do Sul, entre os quais se encontra o Brasil. Apesar dos relatos de eficácia, ainda é vista com indiferença em meio aos profissionais da área de saúde e o público leigo. Em que países a TL tem sido aplicada? Qual o público alvo, somente humanos? Quais são seus mecanismos de ação? Existe a chance de algum medicamento ser produzido com produtos larvais? Como as pessoas veem a TL de fato? Com o objetivo de responder a tais questões foi conduzida esta revisão sistemática que compilou dados da literatura para traçar o estado da arte da TL no mundo e no Brasil.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018113
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.