Samba e futebol em Rio Claro
PDF

Palavras-chave

Samba
Futebol
Clubes sociais e disputa social.

Como Citar

PICELLI, Pedro de Castro; SILVA, Mario Augusto Medeiros da. Samba e futebol em Rio Claro: um estudo de caso do espaço social em disputa nos anos de 1900-1940. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181128. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1128. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

A partir de um estudo de caso, discute-se o processo de transformação nas relações sociais que ocorre no Brasil em finais do século XIX, no período pós-Abolição da Escravatura e Proclamação da República. Direcionando nossas perspectivas à contribuição e significação que o samba e futebol, a partir dos clubes sociais de Rio Claro (SP) dão a esta repaginação das relações sociais até então vigentes no país, buscamos compreender: os processos de socialização e experiências de liberdade que se dão na sociedade, a partir da formação dos clubes negros e de futebol do século XX e de como estas práticas culturais colocam em disputa o espaço social e tensionam vivências e sentidos de liberdade.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181128
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.