Gerenciamento da disfagia pela equipe de fonoaudiologia em pacientes da enfermaria da neurologia – HC/UNICAMP, com base em um protocolo de avaliação
PDF

Palavras-chave

Gerenciamento em disfagia
Qualidade do serviço
Indicadores de processo e resultado.

Como Citar

FRANCISCO, Paulo Roberto; MOURAO, Lucia Figueiredo; LIMA, Daniella Priscila de. Gerenciamento da disfagia pela equipe de fonoaudiologia em pacientes da enfermaria da neurologia – HC/UNICAMP, com base em um protocolo de avaliação. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181123. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1123. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Este projeto teve como objetivo realizar um estudo da qualidade do gerenciamento da disfagia orofaríngea em ambiente hospitalar por equipe de Fonoaudiologia na enfermaria da Neurologia do Hospital de Clínicas – HC ? UNICAMP, com base em indicadores de processo e resultados. Fizeram parte do estudo pacientes adultos, de ambos os sexos, que estiveram internados na Enfermaria da Neurologia e que foram avaliados e/ou acompanhados pelos residentes de Fonoaudiologia no período de março/2017 a agosto/2017. O acompanhamento fonoaudiológico a beira do leito mostrou-se eficaz, com melhora da severidade, funcionalidade e progressão da liberação da dieta por via oral.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181123
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.