N-GAL na avaliação do perfil de alterações renais em pacientes com síndromes falciformes
PDF

Palavras-chave

Anemia falciforme
Disfunção renal
Acidose tubular.

Como Citar

MACEDO, Paolla Ravida Alves de; GILLI, Simone Cristina Olenscki; SAAD, Sara Teresinha Olalla; ORSI, Fernanda; GARLIPP, Célia Regina; BENITES, Bruno D.; BOTTINI, Paula V.; TOBALDINI, Laís Quinteiro. N-GAL na avaliação do perfil de alterações renais em pacientes com síndromes falciformes. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181112. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1112. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

O envolvimento renal na doença falciforme compreende uma gama de desordens glomerulares e tubulares sendo sua incidência diretamente proporcional ao aumento da sobrevida dessa população sendo importante causador de morbidade e mortalidade desses pacientes. Os distúrbios renais nas doenças falciformes podem apresentar-se de forma assintomática, ou através de sinais como hematúria. Envolvidos na fisiopatologia desses eventos estão diversos mecanismos, como alterações na concentração e acidificação urinárias, microtromboses e infarto renal. A isquemia medular pode levar a inabilidade em manter o gradiente de íon hidrogênio, levando a uma forma incompleta de acidose tubular renal distal (tipo IV), que pode estar associada a hipercalemia independente da aldosterona. Há escassez de dados na literatura avaliando hipercalemia e acidose tubular renal especificamente em pacientes portadores de síndromes falciformes. Pouco se sabe também sobre a melhor maneira de avaliar a função renal nesse grupo de pacientes, cuja doença é caracterizada, nos estágios iniciais, por hiperfluxo glomerular, levando a falsas estimativas do real acometimento da função dos rins. Há escassez de dados na literatura avaliando hipercalemia e acidose tubular renal especificamente em pacientes portadores de síndromes falciformes. O objetivo deste estudo é fazer esse diagnóstico, e analisar a eficiência do N-GAL(Neutrophil Gelatinase Associated Lipocalin) para este diagnóstico.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181112
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.