Análise de causalidade na crise financeira internacional sobre os índices do mercado de ações
PDF

Palavras-chave

Crise financeira
Modelos de volatilidade
Teste de causalidade.

Como Citar

LIMA, Paloma Menezes; BALLINI, Rosangela. Análise de causalidade na crise financeira internacional sobre os índices do mercado de ações. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181105. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1105. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo avaliar a transmissão de choques entre o mercado americano e o mercado de ações de países em desenvolvimento e países desenvolvidos. Para atingir tal objetivo, empregou-se um teste de causalidade na variância, baseado na função de correlação cruzada. Os resultados mostraram quem, em geral, o mercado acionário americano, representado pelo índice S&P500, desestabiliza os mercados alemão (DAX), chinês (FTSE A50) e japonês (Nikkei 225), aumentando a volatilidade destes mercados durante a crise subprime. No caso do mercado brasileiro (IBOV) apesar de haver uma alta correlação contemporânea entre os índices, os resultados levaram à rejeição da hipótese de que, durante a crise financeira, os movimentos do mercado americano desestabilizaram o mercado de ações brasileiro.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181105
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.