Aneurismas de aorta torácica e aorta toracoabdominal tratados com cirurgia convencional
PDF

Palavras-chave

Aneurisma
Toracoabdominal
Aorta.

Como Citar

GARCIA, Naimy Boutros; OLIVEIRA, Pedro Paulo Martins de; PETRUCCI JR., Orlando; SILVEIRA, Lindemberg da Mota. Aneurismas de aorta torácica e aorta toracoabdominal tratados com cirurgia convencional: um estudo retrospectivo no serviço universitário. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181065. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1065. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O presente estudo retrospectivo analisa os casos de 19 pacientes com aneurismas de aorta torácica e aorta toracoabdominal tratados com cirurgias convencionais, no Hospital das Clínicas da Unicamp, entre os anos de 2011 e 2017. Dessa forma, relaciona dados pré, intra e pós-operatórios entre si e com dados da literatura. Dentre as complicações intra e pós-operatórias identificadas, têm-se distúrbios infecciosos, pulmonares, hemorrágicos, hemodinâmicos, renais e neurológicos. De acordo com a literatura, estas complicações podem estar relacionadas às terapias intraoperatórias, como circulação extracorpórea e transfusão de hemoderivados, e também com as comorbidades dos indivíduos. A mortalidade do procedimento foi de 37%.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181065
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.