Análise da ativação do fator induzível por hipóxia (HIF) por ácidos graxos de cadeia curta em animais com deleção do tecido específica de VHL
PDF

Palavras-chave

Ácidos graxos de cadeia curta
Fator induzível por hipóxia
Intestino
Microbiota.

Como Citar

ANDRADE, Mirella Cristiny Pereira de; VINOLO, Marco Aurelio Ramirez; FACHI, José Luís; CORRÊA, Renan O. Análise da ativação do fator induzível por hipóxia (HIF) por ácidos graxos de cadeia curta em animais com deleção do tecido específica de VHL. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181056. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1056. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Os ácidos graxos de cadeia curta (AGCCs), acetato, propionato e butirato, são compostos orgânicos produzidos pela microbiota intestinal através da fermentação de fibras alimentares. Eles atuam na manutenção da homeostase do epitélio intestinal por estabilizar a subunidade HIF-1?, proteína que compõe o fator de transcrição induzido por hipóxia (HIF-1), principal mecanismo pela qual as células coordenam sua transcrição gênica em ambientes com baixa disponibilidade de oxigênio. No entanto, ainda não foi investigado o papel dos AGCCs na regulação da proteína supressora de HIF-1?, von Hippel-Lindau (Vhl), responsável pela sua ubiquitinação e degradação. Nesse contexto, este projeto visa compreender a influência dos ácidos graxos de cadeira curta (principalmente o butirato) na estabilidade de HIF-1 e regulação por Vhl durante a infecção associada à bactéria toxigênica Clostridium difficile. Vimos que a dieta rica em fibra protege camundongos contra à infecção e está relacionada com maior concentração de AGCCs no lúmen. A tributirina e o butirato são capazes de estabilizar HIF-1 no cólon e proteger contra a colite, principalmente na ausência de Vhl. Dessa forma, concluímos que o HIF-1 é um importante fator para a defesa da mucosa intestinal e o butirato derivado da microbiota é capaz de atuar na manutenção desta via.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181056
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.