As relações de trabalho dos (as) tripulantes brasileiros (as) atuando na costa nacional em companhias marítimas internacionais
PDF

Palavras-chave

Trabalho
Setor de serviços
Turismo.

Como Citar

GOMES, Michael dos Santos; NETTO, Michel Nicolau. As relações de trabalho dos (as) tripulantes brasileiros (as) atuando na costa nacional em companhias marítimas internacionais. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181052. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1052. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O projeto de pesquisa buscou compreender como os navios transatlânticos podem servir de trunfo para os (as) tripulantes brasileiros aumentarem e agregar valor aos seus capitais, cultural, social, econômico e simbólico. A pesquisa demonstrou que marcadores sociais como raça/etnia pode ser determinante nas questões de mando, renda e visibilidade, o tempo de serviço se mostrou também um elemento relevante em relação ao mando, outros marcadores sociais como escolaridade dos (as) tripulantes e/ou de seus pais, sexo/gênero, experiência profissional prévia, entre outras coisas, demonstraram influenciar muito pouco, ou quase nada, na inserção desse campo do turismo do setor de serviços em navios transatlânticos, campo este que pode proporcionar novas motivações e oportunidades que dificilmente o mercado de turismo “em terra” proporcionaria em um espaço de tempo consideravelmente curto.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181052
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.