Caracterização de perfis extrudados de ligas de alumínio soldadas pelo processo de atrito e mistura
PDF

Palavras-chave

FSW
Atrito e mistura
Alumínio.

Como Citar

MARTINS, Matheus Brigante; CONTIERI, Rodrigo Jose. Caracterização de perfis extrudados de ligas de alumínio soldadas pelo processo de atrito e mistura. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181029. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1029. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

A maioria dos produtos industrializados avançados é formada a partir da união de componentes individuais. Para aqueles cuja união deve ser permanente, um dos processos mais utilizados é a soldagem. Dentre os inúmeros tipos, destaca-se o processo de soldagem por atrito e mistura, também conhecido por FSW (Friction Stir Welding). A soldagem por fricção é um processo realizado no estado sólido (diferente dos processos convencionais em que existe a presença da fase líquida) que produz soldas pela rotação ou movimento relativo de duas peças sob forças compressivas, produzindo calor e deformando plasticamente o material na superfície de atrito. A partir desta técnica é possível obter juntas com menores distorções e maior resistência mecânica, proporcionando aplicações na indústria automobilística e aeroespacial. O projeto tem como objetivo realizar testes exploratórios de uniões justapostas por Friction Stir Welding (FSW), a fim de se gerar uma base de conhecimento confiável para tomada de decisão em projetos futuros. Assim, foram determinadas as propriedades mecânicas de perfis extrudados de alumínio soldados por FSW em função dos parâmetros de soldagem impostos e da liga de interesse. Para isso, as juntas soldadas foram abordadas através da tríade: processo, microestrutura e propriedades, buscando minimizar efeitos adversos do processamento. A configuração estudada foi de junta de topo de chapas de Alumínio da liga AA6005 na Têmpera T6.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181029
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.