Estudo exploratório de projetos didáticos de língua portuguesa em escolas públicas de Campinas
PDF

Palavras-chave

Projetos didáticos de língua portuguesa
Novos e multiletramentos
Letramentos críticos.

Como Citar

FONSECA, Mateus Szente; MENDONCA, Marcia Rodrigues de Souza. Estudo exploratório de projetos didáticos de língua portuguesa em escolas públicas de Campinas: letramentos críticos, multiletramentos e novos letramentos. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1023. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O trabalho com projetos na escola busca estreitar a relação entre escola e vida cotidiana e já está bastante difundido no discurso entre profissionais da educação. No entanto, este ainda esbarra em dificuldades no que tange a sua plena incorporação, conforme entendida pelos proponentes dos projetos, tais como a não valorização do tempo de planejamento docente e a permanência de práticas conservadores de ensino. A pesquisa de campo levantou dados acerca de projetos didáticos em escolas públicas de Campinas a fim de entender o que se chama de projeto na escola e quais características os definem. Constatou-se a assimilação de determinados aspectos propostos pela pedagogia de projetos, como a orientação interdisciplinar dos trabalhos e a valorização do protagonismo dos alunos.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181023
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.