Tecnologia de captura de movimento facial aplicada ao estudo de padrões articulatórios da fala
PDF

Palavras-chave

Captura de movimento
Animação facial
Clusterização.

Como Citar

CHINELATTO, Mateus Antonio; COSTA, Paula Dornhofer Paro. Tecnologia de captura de movimento facial aplicada ao estudo de padrões articulatórios da fala. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181017. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1017. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

A tecnologia de captura de movimento, ou MoCap, encontra grande aplicação na realização de estudos biomecânicos em esportes e na indústria do entretenimento para a criação de personagens com movimentação mais realista em filmes e jogos digitais. O presente trabalho utilizou equipamento especializado na captura de movimentos faciais para o estudo e identificação de padrões articulatórios da fala, visando sua modelagem para sistemas automáticos de animação facial 3D. Utilizando um equipamento e tecnologias mais sofisticados, o presente trabalho revisita estudo anteriormente realizado no DCA/FEEC, que identificou os principais visemas dependentes de contexto fonético para o português do Brasil.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181017
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.