William Zadig no Brasil
Capa por: Fanny Lopes, a partir de William Daniel, Self-Portrait, As Pedlar of Statues, 1850.  Organizadores: João Victor Batista, João Victor Rossetti Brancato, Ana Carolina Dias Florindo, Janaína da Silva Fonseca, Catherine Peggion Hergert, Letícia Asfora Falabella Leme, Fanny Tamisa Lopes, Fabriccio Miguel Novelli Duro, Fernando Pesce, Alysson Brenner Nogueira Pereira, Victoria Cristina Rozario Rodrigues.
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Palavras-chave

William Zadig
Monumento a Olavo Bilac
Década de 1910
Década de 1920

Como Citar

BENTO, Amanda Batista. William Zadig no Brasil: circulação e trajetória. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 15, p. 79–90, 2021. DOI: 10.20396/eha.15.2021.4692. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4692. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

Esta comunicação parte do objetivo de traçar um esboço acerca da trajetória do artista sueco William Zadig (1884 - 1952), figura à qual carecem estudos no Brasil. O artista mudou-se para o país no início da década de 1910, se instalando na cidade de São Paulo, mas, antes, passou pela Alemanha e pela França. Na capital paulista, o artista foi professor de escultura no Liceu de Artes e Ofícios e fundou um curso de pintura e desenho junto com o pintor alemão Georg Elpons e o pintor brasileiro José Wasth Rodrigues. Ao visualizar a produção artística no Brasil, nos deparamos com a rede de sociabilidade do escultor e sua relação com figuras ligadas à Faculdade de Direito do Largo São Francisco.

https://doi.org/10.20396/eha.15.2021.4692
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