A presença indígena brasileira nas Bienais de São Paulo
Capa por: Fanny Lopes, a partir de William Daniel, Self-Portrait, As Pedlar of Statues, 1850.  Organizadores: João Victor Batista, João Victor Rossetti Brancato, Ana Carolina Dias Florindo, Janaína da Silva Fonseca, Catherine Peggion Hergert, Letícia Asfora Falabella Leme, Fanny Tamisa Lopes, Fabriccio Miguel Novelli Duro, Fernando Pesce, Alysson Brenner Nogueira Pereira, Victoria Cristina Rozario Rodrigues.
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Palavras-chave

Bienal de São Paulo
Arte indígena
Protagonismo indígena
Arte indígena contemporânea

Como Citar

MARQUES, Daiane. A presença indígena brasileira nas Bienais de São Paulo. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 15, p. 370–381, 2021. DOI: 10.20396/eha.15.2021.4674. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4674. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O texto busca apresentar o modo como se deu a presença indígena na Bienal de São Paulo e o recente reconhecimento de artistas indígenas brasileiros. Na maior parte das bienais, os povos indígenas foram tratados como tema de obras de arte, contudo, nos últimos anos o protagonismo de artistas indígenas brasileiros vem se notabilizando com prêmios e exposições. Na 34ª Bienal, cinco artistas indígenas brasileiros exibiram suas obras, tendo Jaider Esbell como grande destaque desta edição. 

https://doi.org/10.20396/eha.15.2021.4674
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