Capa por: Fanny Lopes, a partir de William Daniel, Self-Portrait, As Pedlar of Statues, 1850.  Organizadores: João Victor Batista, João Victor Rossetti Brancato, Ana Carolina Dias Florindo, Janaína da Silva Fonseca, Catherine Peggion Hergert, Letícia Asfora Falabella Leme, Fanny Tamisa Lopes, Fabriccio Miguel Novelli Duro, Fernando Pesce, Alysson Brenner Nogueira Pereira, Victoria Cristina Rozario Rodrigues.

Massimo Campigli
MAC USP
Arte moderna italiana
Bienal de São Paulo
Etrusco

ROCCO, Renata. Etrusco? Arcaico? Isolado? Notas sobre a recepção de Massimo Campigli no meio brasileiro. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 15, p. 559–570, 2021. DOI: 10.20396/eha.15.2021.4652. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4652. Acesso em: 28 mar. 2024.

O artigo discute a recepção da produção artística de Massimo Campigli no meio brasileiro, a partir da presença de suas pinturas no acervo do MAC USP e da apresentação de suas obras em duas edições da Bienal de São Paulo (1951 e 1955) e na individual na Galeria Sistina (1960). Com base nessa recepção, indicaremos duas questões intrínsecas a seu trabalho, que não vêm sendo discutidas: a eleição da figura feminina como tema; a ideia de “arcaico” como apartada de outras tendências sob o fascismo.

CAMPIGLI, Massimo. Nuovi Scrupoli. Turim: Umberto Allemandi, 1995.

CAMPIGLI, Massimo. Scrupoli. Veneza: Cavallino, 1955.

CAT. EXP. Classicismo, realismo, vanguarda: pintura italiana no entreguerras. MAGALHA?ES, Ana Gonçalves (Org.), 2. ed. Sa?o Paulo: MAC USP, 2018.

CAT. EXP. II exposição circulante de obras do acêrvo do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de S. Paulo: meio século de arte nova. São Paulo: Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, 1966.

FABRIS, Annateresa “Arte italiana no acervo do MAC USP”, in. AMARAL, Aracy (Org.), Artistas italianos na coleção do MAC. São Paulo: MAC-USP, 1985.

GOLAN, Romy. Modernity and Nostalgia: Art and Politics in France Between the Wars. Londres: Yale University Press, 1996.

GROSSMANN, Martin; COELHO, Teixeira (Orgs.). Coleção MAC collection. São Paulo: Comunique, MAC USP, 2003.

MAGALHÃES, Ana Gonçalves. Classicismo Moderno: Margherita Sarfatti e a Pintura Italiana no Acervo do MAC USP. São Paulo: Alameda, 2016.

DA SILVA, Quirino. “Massimo Campigli”, Diário de São Paulo, 18 março 1956.

DA SILVA, Quirino. “Massimo Campigli”, Diário de São Paulo - Artes Plásticas, 21 fevereiro 1960.

DA SILVA, Quirino. “Notas de arte - III Bienal”, Diário da Noite – São Paulo, 07 julho 1955, p. 04.

MAURICIO, Jayme, “III Bienal de São Paulo. A excelente representação da Itália”, Correio da Manhã – Rio de Janeiro, 7 julho 1955, p. 14.

PEDROSA, Mario, “A Primeira Bienal”, Tribuna da Imprensa, 27-28 outubro 1951.

Sem título, Diário da Noite de São Paulo, 28 março 1955, p. 18.

VIEIRA, José Geraldo. “Massimo Campigli”, Folha de São Paulo, 14 fevereiro 1960.