Arte total
Capa por: Fanny Lopes, a partir de William Daniel, Self-Portrait, As Pedlar of Statues, 1850.  Organizadores: João Victor Batista, João Victor Rossetti Brancato, Ana Carolina Dias Florindo, Janaína da Silva Fonseca, Catherine Peggion Hergert, Letícia Asfora Falabella Leme, Fanny Tamisa Lopes, Fabriccio Miguel Novelli Duro, Fernando Pesce, Alysson Brenner Nogueira Pereira, Victoria Cristina Rozario Rodrigues.
PDF

Palavras-chave

Pintura decorativa
Villaronga
Trajetória
Império

Como Citar

TOREM, Ana Claudia de Paula. Arte total: o pintor-decorador José Maria Villaronga. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 15, p. 718–727, 2021. DOI: 10.20396/eha.15.2021.4639. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4639. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O presente trabalho propõe-se a apresentar a dupla trajetória artística do pintor José Maria Villaronga, que imigrou da Espanha para o Brasil, em meados do século XIX. Sua vida profissional, porém, não se desenvolveu na Corte, mas no Vale do Paraíba, onde encontrou o ambiente sociocultural e econômico ideal, para iniciar sua próspera carreira. Mudou-se, depois, para a província paulistana, alargando o sucesso e o prestígio adquiridos, sendo constantemente enaltecido, nos periódicos oitocentistas.  

https://doi.org/10.20396/eha.15.2021.4639
PDF

Referências

CALABRESE, Omar. L’Art du Trompe L’oeil.

FILHO, José de Araujo. O café, riqueza paulista.

LIMA, Roberto Guião de Souza. Notas sobre as obras do artista José Maria Villaronga.

LIMA, Roberto Guião de Souza. O Ciclo do Café do Vale-Paraibano.

MUAZE, Mariana. O império do retrato: família, riqueza e representação no Brasil oitocentista (1840 – 1889).

KELEN, Denise Van Der. La peinture décorative selon Van Der Kelen.

RIBEYROLLES, Charles. Brazil Pittoresco.

ROGER-MILÈS, Leon. La Peinture Décorative.

ZALUAR, Augusto Emílio. Peregrinação pela província de São Paulo (1860-1861).

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Ana Claudia de Paula Torem

Downloads

Não há dados estatísticos.