A influência das ciências naturais nos fragmentos de Aby Warburg
Capa por: Fanny Lopes, a partir de William Daniel, Self-Portrait, As Pedlar of Statues, 1850.  Organizadores: João Victor Batista, João Victor Rossetti Brancato, Ana Carolina Dias Florindo, Janaína da Silva Fonseca, Catherine Peggion Hergert, Letícia Asfora Falabella Leme, Fanny Tamisa Lopes, Fabriccio Miguel Novelli Duro, Fernando Pesce, Alysson Brenner Nogueira Pereira, Victoria Cristina Rozario Rodrigues.
PDF

Palavras-chave

Aby Warburg
Historiografia da arte
Fundamentos e crítica das artes
Historiografia alemã
Fragmentos

Como Citar

VIEIRA NETO, Serzenando Alves. A influência das ciências naturais nos fragmentos de Aby Warburg. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 15, p. 742–749, 2021. DOI: 10.20396/eha.15.2021.4637. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4637. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

Desde sua juventude Warburg nutriu uma relação estreita com as ciências naturais. De fato, como a bibliografia tem demonstrado, autores como Charles Darwin, Tito Vignoli, Ewald Hering, tiveram uma influência decisiva em sua formação. Colocando em questão esse íntimo diálogo, esta comunicação pretende reconstruir algumas nuances dessa interseção, apresentando os indícios da recepção de um arcabouço conceitual científico-natural na construção teórica dos fragmentos.

https://doi.org/10.20396/eha.15.2021.4637
PDF

Referências

FEHRENBACH, Frank; ZUMBUSCH, Cornelia (Orgs.). Aby Warburg und die Natur. Berlin, Boston: De Gruyter, 2019.

GOMBRICH, Ernst. Aby Warburg: an intellectual biography. Oxford: Phaidon, 1986.

WARBURG, Aby. A presença do antigo. Campinas: Unicamp, 2018.

WARBURG, Aby. Fragmente zur Ausdruckskunde. Berlin: De Gruyter, 2015.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Serzenando Alves Vieira Neto

Downloads

Não há dados estatísticos.