Resumo
O ponto de partida de O outono da Idade Média foi a "necessidade de entender melhor a arte dos Van Eyck e de seus sucessores, compreendê-los em seu relacionamento com a vida da época". Desse modo, Johan Huizinga define a motivação inicial de sua obra no prefácio da primeira edição do livro, publicado em 1919, cujo subtítulo dizia tratar-se do Estudo sobre as formas de vida e de pensamento dos séculos XIV e XV na França e nos Países Baixos.
Referências
BENJAMIN, W. Pequena história da fotografia. In: BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 91-107. (Obras Escolhidas, v.1).
BOER, W. Prefazione all"edizione italiana. In: HUIZINGA, J. Le immagini della storia. Torino: Giulio Enaudi Editore, p. XIII-XLV, 1993.
CARPEAUX, O.M., História concisa da Literatura alemã,. São Paulo, Faro Editorial, 2013.
CHALLÉAT, C. Exposition des Primitifs flamands et d‘art ancien. Bruges 15 giugno-5 ottobre 1902 . In: Medioevo/Medioevi Un secolo di esposizioni d‘arte medievale, org: CASTELNUOVO E., MONCIATTI A. Pisa, Scuola Normale Superiore Pisa, 2008.
DAMAS, N. As Formas da História: Johan Huizinga e a História da Cultura como Morfologia/ Rio de Janeiro: UFRJ/IH, 2013.
HASKELL, F. Art and History: the legacy of Johan Huizinga. In:History and Images: Towards a New Iconology/ org:BOLVIG, A. & LINDLEY. Tourhout, 2003, Brepols Publishers
HAYUM A.The 1902 exhibition, Les Primitifs flamands: scholarly fallout and art historical reflections, Journal of Art Historiography . University of Birmingham , 2014
HUIZINGA, J. El elemento estético de las representaciones históricas. Prismas: Revista de Historia Intelectual, n. 9, p. 91-107, 2005.
HUIZINGA, J. Historical Ideals of Life. In: Men and Ideas: History, the Middle Ages, the Renaissance. Nova York: Meridian Books, Inc., 1959.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2017 Renato Ferreira Lopes