Coletivo Kokir
Capa por: Fanny Lopes, a partir de William Daniel, Self-Portrait, As Pedlar of Statues, 1850.  Organizadores: João Victor Batista, João Victor Rossetti Brancato, Ana Carolina Dias Florindo, Janaína da Silva Fonseca, Catherine Peggion Hergert, Letícia Asfora Falabella Leme, Fanny Tamisa Lopes, Fabriccio Miguel Novelli Duro, Fernando Pesce, Alysson Brenner Nogueira Pereira, Victoria Cristina Rozario Rodrigues.
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Palavras-chave

Arte indígena
Artefato
Artesanato
Museus

Como Citar

KOYAMA, Erika Kimie. Coletivo Kokir: aproximações entre artesanato e arte indígena contemporânea. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 15, p. 320–331, 2021. DOI: 10.20396/eha.15.2021.4670. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4670. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Neste texto considerarei aspectos da arte indígena e suas intersecções com as tecnologias, materiais e economia do sistema ocidental. Uma das questões que proponho passará pelas noções de arte e artesanato, suas diferenciações e outros caminhos que se distanciem do binarismo ritual e utilitário. Tomarei por exemplo as produções do Coletivo Kokir, formado por indígenas Kaingang que se dedicam a produção de cestaria incorporando elementos materiais e modos de produção, distribuição e venda ocidentais.

https://doi.org/10.20396/eha.15.2021.4670
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Referências

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