Contemporaneidade internacional
Capa por: Fanny Lopes, a partir de William Daniel, Self-Portrait, As Pedlar of Statues, 1850.  Organizadores: João Victor Batista, João Victor Rossetti Brancato, Ana Carolina Dias Florindo, Janaína da Silva Fonseca, Catherine Peggion Hergert, Letícia Asfora Falabella Leme, Fanny Tamisa Lopes, Fabriccio Miguel Novelli Duro, Fernando Pesce, Alysson Brenner Nogueira Pereira, Victoria Cristina Rozario Rodrigues.
PDF

Palavras-chave

Arte japonesa
Gutai
Pós-guerra
Crítica de Arte

Como Citar

VIDAL, Victor Raphael Rente. Contemporaneidade internacional: a crítica de arte japonesa no pós-guerra. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 15, p. 734–741, 2021. DOI: 10.20396/eha.15.2021.4647. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4647. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

O presente trabalho procura investigar como, durante as décadas de 1950 e 1960, a crítica de arte japonesa privilegiou a abstração informal como campo para disputas ideológicas ao desenvolver junto aos artistas uma compreensão de arte que atuasse de maneira eficiente nas diversas camadas sociais.

https://doi.org/10.20396/eha.15.2021.4647
PDF

Referências

CHONG, Doryun (ed.). Tokyo 1955 - 1970: a new avant-garde. New York: The Museum of Modern Art, 2012.

CHONG, Doryun; HAYASHI, Michio; KAJIYA, Kenji; SUMITOMO, Fumihiko (ed.). From Postwar to Postmodern: Art in Japan 1945 - 1989. Primary Documents. New York: The Museum of Modern Art, 2012.

ERBER, Pedro. After The Politics of Abstraction: Avant-Garde Art and Criticism in Japan. Tese (doutorado em Literatura Japonesa). Cornell University, CORNELL, Estados Unidos, 2009.

HIRAYAMA, Mikiko. Japanese Art Criticism. In: RIMER, J. Thomas. Since Meiji: Perspectives on the Japanese Visual Arts, 1868-2000. Honolulu: University of Hawaii Press, 2011.

KARATANI, K?jin. Origins of Modern Japanese Literature. Durham: Duke University Press, 1993.

KUNIMOTO, Namiko. The stakes of exposure: anxious bodies in postwar japanese art. Mineápolis: University of Minnesota Press, 2017.

MUNROE, Alexandra. Japanese Art After 1945: Scream Against the Sky. New York: 1994.

MUNROE, Alexandra; TIAMPO, Ming. Gutai, Splendid Playground. New York: The Solomon Guggenheim Museum, 2013.

OKAKURA, Kakuz. O livro do chá. São Paulo: Ediouro, 1993.

TIAMPO, Ming. Create what has never been done before! Third Text, vol. 21. 2007.

TOMII, Reiko. International Contemporaneity. 1960s: Discoursing on Art in Japan and Beyond. Japan Review. New York: vol. 21, 2009.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Victor Raphael Rente Vidal

Downloads

Não há dados estatísticos.